sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Células estaminais podem vir a lutar contra o cancro

"Além de proteger o corpo humano de organismos invasores, o sistema imunitário é capaz de nos proteger igualmente de células cancerígenas. Todavia, esta resposta é limitada
em dimensão e as próprias células malignas desenvolvem formas de enganar as defesas do corpo.

Pegando nesta capacidade natural do sistema imunitário, um grupo de cientistas descobriu uma forma de converter células estaminais em células imunitárias capazes de atacar várias formas de cancro.

De acordo com o Ars Technica, os autores do estudo começaram por usar células T que já tinham passado pelo processo que lhes permite reconhecer células saudáveis e converteram-nas em células estaminais. Depois, criaram um recetor híbrido, constituído por uma parte capaz de reconhecer uma proteína associada à leucemia e uma outra parte que se liga ao sistema recetor normal das células T. De seguida, converteram as células estaminais em células T capazes de reconhecer leucemia.

Esta técnica parece ser capaz de criar em laboratório grandes quantidades de células T treinadas para matar células cancerígenas. Nos testes efetuados com ratos, os mamíferos ficaram livres destas células malignas. A dificuldade está em arranjar proteínas que só existam em células cancerígenas dado que estas células T ficam treinadas para matar todas as que tiverem as proteínas que aparecem na sua “programação”. Assim, são necessários vários testes para garantir que não se acaba por destruir tecido saudável no processo de tentar curar cancro."

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2013-08-14-celulas-estaminais-podem-vir-a-lutar-contra-o-cancro