segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Aspirina: Serviço público de saúde do Reino Unido financia maior estudo de sempre

Já foi posto em marcha, no Reino Unido, o maior estudo para saber se a aspirina pode ou não evitar o reaparecimento de cancro em pessoas que já tiveram a doença. Estudo vai envolver 11 mil pessoas.

Começou, esta quinta-feira, no Reino Unido, o maior estudo feito até ao momento para perceber se a aspirina ajuda ou não a impedir ou atrasar o reaparecimento de cancro em doentes que já tiveram alguns tipos da doença. Estão envolvidas neste estudo 11 mil pessoas, mas os cientistas alertam para os perigos do medicamento.

Durante os próximos cinco anos, os participantes do estudo deverão tomar um comprimido por dia e, ao fim desse período, os investigadores vão comparar grupos de pacientes que tomaram doses diferentes de aspirina (100 mg e 300 mg) com as pessoas que vão apenas consumir um placebo. O objectivo é verificar se há reincidência da doença durante esses anos e nos sete anos seguintes.

Ao longo destes 12 anos, o estudo – financiado pela associação britânica Cancer Research e pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido –será realizado em 100 centros de saúde espalhados pelo Reino Unido e envolverá pacientes que têm ou tiveram cancro do intestino, mama, próstata, estômago e esófago.

Ler mais: http://observador.pt/2015/10/23/a-aspirina-pode-combater-o-cancro-servico-publico-de-saude-do-reino-unido-financia-maior-estudo-de-sempre/